Está a fim de um segundo carro para trabalhar ou ir à faculdade, mas faz questão de que seja compacto, com bom acabamento e, acima de tudo, gostoso de dirigir? Se você se encaixa nesse perfil, que tal o Renault Clio? Seu grande atrativo é o nível de equipamentos, especialmente os de segurança. Não é difícil achar Clio com airbag duplo, mesmo nas versões mais simples. Traz ainda barra de proteção nas portas, além de cintos de segurança de três pontos e apoios de cabeça para quatro ocupantes.
Outro mérito: seu seguro é um dos mais baratos do segmento, por não ser visado pelos ladrões. Já a desvalorização é um pouco mais alta que a média, porém tem revenda fácil e ampla oferta, dispondo de várias versões bem recheadas, de ótimo custo-benefício.
O Clio foi lançado no fim de 1999 nas versões RL 1.0 de 59 cv (básica, com parachoque sem pintura), RN (com parachoque pintado, conta-giros, limpador e desembaçador traseiros) de motor 1.0 ou 1.6 de 90 cv, além do RT 1.6 (incluía ar-condicionado, faróis de neblina, trio elétrico, CD player e rodas de liga). A esportiva Si 1.6 16V apareceria em 2000, com 110 cv. Seu diferencial eram aerofólio, bancos esportivos, volante e manopla do câmbio de couro e freios ABS.
Em 2003 receberia faróis, grade, capô e parachoques redesenhados. A nomenclatura também mudou: Authentique, Expression e Privilège, emsubstituição às RL, RN e RT. A Dynamique viria em 2004 como topo-de-linha da versão duas portas, nas opções 1.0 16V e 1.6 16V. No mesmo ano surgiria a tecnologia Hi-Flex para o 1.6 16V, que gerava 115 cv com álcool e 110 com gasolina, e um ano depois chegaria ao 1.0 16V (77/76 cv).
Se ficou confuso com tanta versão, saiba que durante esse tempo foram lançadas ainda diversas séries especiais, como Yahoo, Tech Run, Jovem Pan, Get Up, entre outras. Mas ao comprar um usado prefira os que têm direção hidráulica e ar-condicionado, pois sua facilidade de revenda é bem maior.
FUJA DA ROUBADA
Evite as diversas séries especiais do Clio. Apesar de às vezes serem mais equipadas, são bem mais difíceis de revender, o que piora nas cores que fogem do preto e prata.
Evite as diversas séries especiais do Clio. Apesar de às vezes serem mais equipadas, são bem mais difíceis de revender, o que piora nas cores que fogem do preto e prata.
A VOZ DO DONO
“Estou há dois anos com meu Clio 2007 e, apesar de ser um 1.0, acho que ele é muito ágil no trânsito de São Paulo. O carro é compacto, ideal para andar na cidade. É bem superior em acessórios e no acabamento interno, quando comparado aos outros carros do segmento. Em outras palavras, é um carro que atende todas as minhas necessidades práticas e financeiras.”
Geisa Ribeiro, 25 anos, assistente de gerência, São Paulo (SP)
O QUE EU ADORO
“Seu motor 1.0 16V de 70 cv é muito bom, mesmo em baixas rotações. Acima dos 3 500 rpm é muito ágil. A sensação é de que você está dirigindo um carro de maior cilindrada.”
Thiago Michelin, 20 anos, estudante, Curitiba (PR)
O QUE EU ODEIO
“Não gosto do ruído excessivo do motor. Outro ponto que me incomoda é a fragilidade de algumas peças, como a roldana do vidro elétrico, que quebrou fácil.”
Melissa Guedes, 31 anos, aeroviária, Rio de Janeiro (RJ)
NOS DISSEMOS
NOVEMBRO DE 1999
NOVEMBRO DE 1999
“O interior do Clio está em perfeita sintonia com a parte externa, com acabamento bem cuidado e painel de linhas sóbrias. (...) Na frente, o espaço é bom para o motorista e para o passageiro. O banco traseiro, entretanto, acomoda no máximo dois adultos. (...) A impressão é a de estar a bordo de outro carro. O motor 1.6 de 90 cv, fabricado na Espanha, o mesmo que equipa o Mégane, mostrou força suficiente para puxar os 920 kg do compacto em qualquer situação.”
PREÇO DOS USADOS (EM MÉDIA)
20011.0 RL 5p: R$ 17709
1.0 RN/Expr. 5p: R$ 18271
1.6 16V RN/Expr. 5p: R$ 19699
1.6 16V RT/Priv 5p: R$ 20723
20021.0 RL 5p: R$ 18654
1.0 RN/Expr. 5p: R$ 20297
1.6 16V RN/Expr. 5p: R$ 20627
1.6 16V RT/Priv 5p: R$ 21755
20031.0 RL 5p: R$ 19548
1.0 RN/Expr. 5p: R$ 22372
1.6 16V RN/Expr. 5p: R$ 22834
1.6 16V RT/Priv 5p: R$ 24080
20041.0 RL 5p: R$ 20459
1.0 RN/Expr. 5p: R$ 23414
1.6 16V RN/Expr. 5p: R$ 24634
1.6 16V RT/Priv 5p: R$ 25559
20051.0 RL 5p: R$ 21594
1.0 RN/Expr. 5p: R$ 25502
1.6 16V RN/Expr. 5p: R$ 27240
1.6 16V RT/Priv 5p: R$ 28505
1.0 RN/Expr. 5p: R$ 18271
1.6 16V RN/Expr. 5p: R$ 19699
1.6 16V RT/Priv 5p: R$ 20723
20021.0 RL 5p: R$ 18654
1.0 RN/Expr. 5p: R$ 20297
1.6 16V RN/Expr. 5p: R$ 20627
1.6 16V RT/Priv 5p: R$ 21755
20031.0 RL 5p: R$ 19548
1.0 RN/Expr. 5p: R$ 22372
1.6 16V RN/Expr. 5p: R$ 22834
1.6 16V RT/Priv 5p: R$ 24080
20041.0 RL 5p: R$ 20459
1.0 RN/Expr. 5p: R$ 23414
1.6 16V RN/Expr. 5p: R$ 24634
1.6 16V RT/Priv 5p: R$ 25559
20051.0 RL 5p: R$ 21594
1.0 RN/Expr. 5p: R$ 25502
1.6 16V RN/Expr. 5p: R$ 27240
1.6 16V RT/Priv 5p: R$ 28505
PREÇOS DAS PEÇAS
Parachoque dianteiroORIGINAL: R$ 521
PARALELO: R$ 295
Farol completo (cada um)ORIGINAL: R$ 525
PARALELO: R$ 323
Retrovisor (cada um)ORIGINAL: R$ 248
PARALELO: R$ 175
Lanterna traseira (cada uma)ORIGINAL: R$ 327
PARALELO: R$ 152
Amortecedor diant./tras. (cada par)ORIGINAL: R$ 314/105
PARALELO: R$ 312/129
PARALELO: R$ 295
Farol completo (cada um)ORIGINAL: R$ 525
PARALELO: R$ 323
Retrovisor (cada um)ORIGINAL: R$ 248
PARALELO: R$ 175
Lanterna traseira (cada uma)ORIGINAL: R$ 327
PARALELO: R$ 152
Amortecedor diant./tras. (cada par)ORIGINAL: R$ 314/105
PARALELO: R$ 312/129
PENSE TAMBÉM EM UM...
Peugeot 206: vocação mais esportiva
Fabricado no Brasil desde 2001, o 206 agrada quem busca um pouco mais de esportividade, seja no design (que apesar de antigo ainda agrada a esse público), seja no estilo de direção. Clio e 206 costumam ser bem equipados e ainda têm as mesmas opções de motor, o que deixa os dois próximos no desempenho e no consumo. Mas o Peugeot acomoda melhor os adultos no banco de trás, assim como o motorista também viaja melhor. Mas o dono do 206 tem de conviver com acabamento inferior e alto índice de ruído.
ONDE O BICHO PEGA
Velocímetro Em alguns carros ele para de funcionar, assim como o hodômetro total e parcial. Às vezes uma simples limpeza do sensor do velocímetro resolve. Se não der certo, terá de ser trocado.
Vibração no motor Quando o coxim central está desgastado, o motorista consegue sentir a vibração dentro do carro. Por garantia, peça a um mecânico que ponha o veículo em um elevador e veja se há rachaduras no coxim.
Chave codificada Ela costuma dar pane, o que impede o motor de funcionar e faz uma luz vermelha no painel ficar piscando. Dependendo do caso, é preciso fazer chaves novas. Como ela vem direto da França, demora em média de 40 a 45 dias e custa mais de 1000 reais.
Sensor de rotação Nos modelos mais antigos ele apresenta falhas de leitura, ocasionando variações na marcha-lenta ou o apagamento repentino do motor. A solução é trocar a peça, também conhecida como captor de regime ou sensor de PMS, que custa em média 40 reais em concessionária, sem a mão-de-obra.
Bomba de combustível Nos modelos Hi-Flex, ela costuma queimar. Nesse caso, os sintomas são falhas no motor e chiado em ponto-morto. Se não estiver na garantia, o conserto custa cerca de 900 reais nas autorizadas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário