Os moradores e visitantes de São Paulo não podem reclamar da falta de entretenimento, afinal, é conhecida pela oferta abundante de restaurantes, shows, teatros e eventos. A cidade também oferece uma agenda agitada para os amantes de carros.
Além dos tradicionais encontros mensais, a capital oferece uma programação semanal, recebendo destaque eventos que reúnem automóveis clássicos. Do popular ao mais luxuoso, nossa equipe de reportagem selecionou os encontros promovidos por clubes ou iniciativas particulares.
Nosso roteiro começa na quarta-feira, atrás do ginásio poliesportivo de São Bernardo do Campo, onde cerca de 150 carros se reúnem toda semana. Entre os modelos estão Fuscas, Opalas e Chevette, mas há também os mais clássicos e caros como Maverick, Dodge e Mercedes. O evento começou há dois anos por iniciativa de um grupo de amigos que buscava um local para se reunir. A prefeitura cedeu o estacionamento do ginásio uma vez por semana. "O evento foi crescendo e acabou mesclando exposição com feira, pois estandes de peças se instalaram no local", diz Hélio Hebert, um dos organizadores.
O consultor Paulo Ortega, 46, frequentador assíduo, vai só para buscar peças para seus oito carros antigos. "É um ótimo lugar para trocar experiências, principalmente para quem tem modelos diversos, como eu", afirma. Há também aqueles que vão apenas para admirar as relíquias, como o casal Alexandro de Oliveira e Patricia Carvalho, que consideram o encontro uma bela alternativa de passeio, principalmente nas noites de verão.
Na quinta-feira os apaixonados por jipes têm a oportunidade de encontrar clássicos 4x4 na praça Charles Miller, em frente ao Pacaembu. Concentramse 150 jipes e ocupam grande parte da praça. O encontro era realizado no Modelódromo do Ibirapuera entre março de 2002 e agosto de 2005 pelo Jeep Clube do Brasil e depois foi transferido para o Pacaembu, já sem uma organização oficial. "O interessante é que o encontro atria muitas famílias e não tem aquela característica de evento estritamente masculino", afirma o administrador Rodrigo Fonseca, que traz seu filho, Arthur, desde quando tinha 15 dias. "É sempre muito divertido, realmente uma segunda família", conta sua esposa, Rebeca. O autônomo Vanderley Brites afirma que seu filho, Lucas, de 10 anos, conta as horas para chegar quinta à noite, pois assim como ele já é um apaixonado por 4X4.
Na sexta-feira, a programação começa mais tarde. A partir das 23 horas, os proprietários de modelos com motor V8, em sua maioria Dodge, chegam ao posto localizado na Vila Guilherme, zona norte.
O encontro começou a ser realizado nesse local em 2005 e em 2008 foi transferido para o posto ao lado do sambódromo do Anhembi, onde se expandiu. "Com a reforma do sambódromo, no ano passado, o posto foi demolido e voltamos para a Vila Guilherme", diz um dos organizadores, Marcelo Mendes, que afirma que aos poucos o encontro tem recuperado o mesmo número de participantes, que chegava a 40 carros. "Mesmo para quem não tem V8, o encontro é uma boa programação para sexta-feira à noite. O clima é muito agradável e é muito legal ouvir o ronco dos motores", diz o auditor Gabriel Ferraz, acompanhado da namorada, Talita Tonelli.
Entre Dodge Dart, Charger e Landau V8, os aficionados trocam suas experiências em restauração e cuidado com os motores. Para demonstrar seu carro, a primeira coisa que os participantes fazem é abrir o capô e ligar o motor. "O som de um motor V8 é inconfundível. Quando os carros ainda estão longe já é possível ouvir o ronco", afirma Mendes.
Partindo para os encontros mensais, uma boa programação é visitar o encontro do Galaxie Clube do Brasil, realizado todo terceiro domingo do mês na Vila Mariana. Conhecido como Encontro da Caixa d’água, por ser promovido bem atrás dos reservatórios da Sabesp, o evento reúne 70 modelos que lotam a praça. "O encontro é aberto a todos os antigos e por mais que os Galaxies ainda sejam maioria, outros modelos como Dodge, Landau e até Fusca têm aparecido bastante", afirma Marcelo Delgado, diretor social do clube.
Os participantes organizam um churrasco, que por mais estranho que pareça, começa a partir das 9 horas. "Definimos esse horário, pois muitos não querem abdicar do almoço de domingo com a família. Então, passam por aqui antes", afirma Kleber Barreiros, um dos fundadores, que alerta que o evento só tem horário para começar, e não para terminar, e que muitas vezes ficam por lá até anoitecer. Há quem prefira já levar a família para almoçar e aproveitar para sair com a relíquia. É o caso do comerciante Roberto Rossetto, que leva todo mês sua esposa e os quatro filhos para o encontro, inclusive o caçula, Miguel, que tem apenas dois meses.
SERVIÇO
Encontro de autos antigos: todas as quartas-feiras, 18h.
Local: Av. Kennedy, 1 155.
Pacaembu Off-road: todas as quintasfeiras, 19h.
Local: Praça Charles Miller.
Só V8’s: todas as sextas-feiras, 23h.
Local: Posto ALE (Ponte Vila Guilherme).
Encontro Galaxie Clube: todo terceiro domingo, às 9h.
Local: Rua Conceição Veloso, s/nº.
Siga-nos no Twitter: @formulacars